Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental Final
|
Ciências Naturais
|
Terra e universo
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Entender conceitos básicos de Astronomia, como rotação e translação;
- Identificar todos os planetas do sistema solar e o satélite da Terra (a Lua).
Duração das atividades
4 aulas - 20 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sim, contudo não é
necessário que sejam conhecimentos científicos a respeito do tema. A
representação social, isto é, o senso comum, o que a criança já sabe sobre o
assunto, certamente contribuirá para a construção do conhecimento científico
proposto na aula.
Estratégias e recursos da aula
Desenvolvimento
1ª etapa
Para introduzir o assunto, inicie a aula perguntando aos alunos o que eles
conhecem sobre o sistema solar. À medida que eles forem se manifestando, anote
no quadro-negro palavras-chave que serão retomadas mais à frente. Conhecimentos
trazidos pela turma podem conter erros ou imprecisões. Com frequência, o senso
comum predomina no campo da astronomia. Não deixe de anotar também esses saberes
para desmistificá-los e revê-los ao longo da atividade.
§ Flexibilização de
recurso: Sempre que escrever no quadro-negro, faça esquemas bem coloridos e
lembre-se de virar de frente para a classe para que o aluno com deficiência
auditiva que tiver competência de leitura labial acompanhe melhor o que você
está dizendo. Se houver alunos surdos, recorra o tempo todo ao intérprete de
Libras.
§ Flexibilização de
tempo
Quando usar o quadro para expor conteúdos, reserve um período maior para que
aqueles com deficiência possam olhar ou fazer anotações, se for o caso.
2ª etapa
Inicie a projeção de slides disponíveis em www.nasa.gov/multimedia/index.html,
mostrando os diferentes astros que compõem o nosso sistema solar. Enquanto
mostra as imagens, vá fazendo perguntas para a turma sobre cada uma delas e
também comentários. Remeta sempre às informações registradas no quadro-negro e
faça com que as imagens levem todos a rever e ampliar as informações que tinham
até então. Dê um tempo para que eles façam registros.
Sol - Ao mostrar a imagem desse astro, lembre que ele fornece
a luz que chega à Terra e permite que haja vida. Por ter luz própria, ele é
considerado um astro luminoso (todos os demais astros do sistema solar são
astros iluminados). Registre esses conceitos no quadro enquanto explica. Em
seguida, pergunte que outros astros eles conhecem, além do Sol, que também
sejam luminosos. É provável que eles citem a Lua, por ela "brilhar"
em diversas noites. Antes de comentar o erro, passe para o slide
seguinte.
Lua - Exiba o slide e, com o globo terrestre e a esfera
pequena de isopor, simule o movimento de órbita da Lua, pedindo que os alunos o
reproduzam no caderno. Desenhe o mesmo no quadro e peça que comparem com o que
haviam feito. Explique que a Lua é um satélite natural da Terra e não possui
luz própria. Mostre as crateras que existem nela. Pergunte se alguém sabe quem
foi o primeiro homem a descrevê-las, assim como as montanhas que observava. Se
ninguém souber, diga que foi Galileu Galilei (1564-1642) que fez isso com um
rudimentar telescópio. Por fim, lance a pergunta: como as crateras lunares
foram formadas?
Asteroides - Comente que eles são corpos celestes muito
pequenos, que orbitam em torno do Sol. Retorne ao slide sobre as crateras da
Lua e associe aos asteroides.
Meteoritos - Recebem esse nome os asteroides que chegam à
superfície da Terra. Devido ao atrito com a atmosfera, esses fragmentos
aparecem como riscos no céu, as populares "estrelas cadentes".
Cometas - Esses astros são constituídos principalmente por
fragmentos de rochas, gases e água congelada e também aparecem, de tempos em
tempos, cortando o céu.
§ Flexibilização de
recursos: Os slides, como todos os recursos visuais, são um material essencial
para os surdos, além de ajudarem os demais a compreender o conteúdo. Durante
toda a explicação baseada nos slides, recorra à ajuda de um intérprete de
Libras.
§ Flexibilização de
tempo: No fim da aula, dirija-se aos surdos e verifique em Libras ou por meio
do intérprete se eles têm dúvida. Faça perguntas específicas. No início da aula
seguinte, retome os conteúdos apresentados anteriormente. Isso ajuda os surdos
a fixar o que aprenderam. Além disso, organize momentos para a intervenção
individual feita por você, pelo intérprete ou por outros alunos.
3ª etapa
Continue apresentando os slides, fazendo perguntas e comentários com base nas
respostas deles e no que as imagens revelam.
Planetas - Mostre uma imagem com todos os planetas do sistema solar
(em escala de tamanho) e a representação das órbitas em torno do Sol. Introduza
o conceito de translação. Nomeie os planetas e comente a proporção das
distâncias deles em relação ao Sol. Há simulações em www.youtube.com.
Faça perguntas sobre os planetas com ênfase nas características observáveis nas
imagens. Como deve ser a atmosfera de Mercúrio? Como saber que as atmosferas de
Vênus e da Terra não são iguais? Qual o maior planeta? E o menor? Em seguida,
mostre os demais slides, questionando os estudantes e levando-os a observar
algumas características.
Mercúrio - Planeta mais próximo do Sol e também o menor do
sistema solar. Quase não possui atmosfera.
Vênus - Tem uma atmosfera coberta por nuvens, formada por uma
vasta planície, entremeada de regiões montanhosas, crateras e picos altos, sem
chance de possuir vida como conhecemos.
Terra - Tem três quartos da superfície cobertos por água. A
atmosfera é rica em oxigênio e nitrogênio e o clima é ameno, em média 15 ºC, o
que permite a existência de vida como a conhecemos hoje. Indague sobre o
movimento que ela faz em torno do próprio eixo. Explique que ele é chamado de
rotação, que dura cerca de 24 horas e permite que haja os dias e as noites.
Simule o movimento utilizando o globo terrestre. É possível fazer isso pedindo
que um aluno mantenha acesa uma lanterna paralela à mesa em que está o globo
terrestre, próxima a este. Execute o movimento anti-horário de rotação da Terra
e vá perguntando se é dia ou noite, naquele momento, em determinado
continente.
Marte - Possui extensas áreas cobertas por gelo (água
congelada) nos polos, como na Terra, e "gelo seco" (gás carbônico
congelado). Sua atmosfera é basicamente composta de gás carbônico.
Júpiter - O maior planeta do sistema solar, tem massa superior
cerca de 2,5 vezes à massa de todos os demais planetas juntos.
Saturno - O segundo maior planeta do sistema solar e um dos mais
belos astros, devido aos seus anéis (constituídos por finas poeiras, blocos de
rochas e gelo), além dos vários satélites que possui.
Urano - O terceiro maior planeta em volume do sistema solar. Sua
cor é azul-pálido na superfície. Seus anéis parecem estar de pé em relação ao
plano de sua órbita.
Netuno - É o mais distante e o menor dos planetas gigantes. Tem os
ventos mais fortes do sistema solar, podendo alcançar 2.160 quilômetros por
hora.
Planetas anões - Pergunte por que recebem esse nome. Explique que
eles são parecidos com os planetas em formato e por girarem em torno de uma
estrela. No entanto, a órbita deles é influenciada por outros astros, o que os
classifica como planetas-anões. Indague se eles sabem o nome de algum. Hoje são
conhecidos Éris, Ceres, Makemake e Plutão. Este já foi considerado o nono e
mais distante planeta do sistema solar. É um astro bem pequeno, com massa 380
vezes menor que a da Terra e menor que a nossa Lua. Como a órbita de Plutão é
muito próxima à de Netuno, ela sofre a influência dele, alterando sua
trajetória, motivo pelo qual foi rebaixado para essa categoria de
planetas.
4ª etapa
Peça que os alunos façam uma síntese de cada um dos slides baseados nas
apresentações e discussões em sala. Essa síntese deve ser feita por meio
de uma frase que apresente a ideia principal do slide. Esse fechamento será
importante para a avaliação final.
Recursos Complementares
Projeção de slides disponíveis em www.nasa.gov/multimedia/index.html
Avaliação
Avaliação
A avaliação deverá ser feita também durante a aula, observando os alunos
individualmente. Além disso, poderá ser pedido uma maquete. Para isso, eles
devem utilizar as anotações feitas em aula, vídeos no youtube e imagens da
internet, além de recursos como tinta e isopor ou massinha e podem fazer isso
em duplas.
- Identificar todos os planetas do sistema solar e o satélite da Terra (a Lua).
Para introduzir o assunto, inicie a aula perguntando aos alunos o que eles conhecem sobre o sistema solar. À medida que eles forem se manifestando, anote no quadro-negro palavras-chave que serão retomadas mais à frente. Conhecimentos trazidos pela turma podem conter erros ou imprecisões. Com frequência, o senso comum predomina no campo da astronomia. Não deixe de anotar também esses saberes para desmistificá-los e revê-los ao longo da atividade.
Quando usar o quadro para expor conteúdos, reserve um período maior para que aqueles com deficiência possam olhar ou fazer anotações, se for o caso.
Inicie a projeção de slides disponíveis em www.nasa.gov/multimedia/index.html, mostrando os diferentes astros que compõem o nosso sistema solar. Enquanto mostra as imagens, vá fazendo perguntas para a turma sobre cada uma delas e também comentários. Remeta sempre às informações registradas no quadro-negro e faça com que as imagens levem todos a rever e ampliar as informações que tinham até então. Dê um tempo para que eles façam registros.
Sol - Ao mostrar a imagem desse astro, lembre que ele fornece a luz que chega à Terra e permite que haja vida. Por ter luz própria, ele é considerado um astro luminoso (todos os demais astros do sistema solar são astros iluminados). Registre esses conceitos no quadro enquanto explica. Em seguida, pergunte que outros astros eles conhecem, além do Sol, que também sejam luminosos. É provável que eles citem a Lua, por ela "brilhar" em diversas noites. Antes de comentar o erro, passe para o slide seguinte.
Lua - Exiba o slide e, com o globo terrestre e a esfera pequena de isopor, simule o movimento de órbita da Lua, pedindo que os alunos o reproduzam no caderno. Desenhe o mesmo no quadro e peça que comparem com o que haviam feito. Explique que a Lua é um satélite natural da Terra e não possui luz própria. Mostre as crateras que existem nela. Pergunte se alguém sabe quem foi o primeiro homem a descrevê-las, assim como as montanhas que observava. Se ninguém souber, diga que foi Galileu Galilei (1564-1642) que fez isso com um rudimentar telescópio. Por fim, lance a pergunta: como as crateras lunares foram formadas?
Asteroides - Comente que eles são corpos celestes muito pequenos, que orbitam em torno do Sol. Retorne ao slide sobre as crateras da Lua e associe aos asteroides.
Meteoritos - Recebem esse nome os asteroides que chegam à superfície da Terra. Devido ao atrito com a atmosfera, esses fragmentos aparecem como riscos no céu, as populares "estrelas cadentes".
Cometas - Esses astros são constituídos principalmente por fragmentos de rochas, gases e água congelada e também aparecem, de tempos em tempos, cortando o céu.
Continue apresentando os slides, fazendo perguntas e comentários com base nas respostas deles e no que as imagens revelam.
Planetas - Mostre uma imagem com todos os planetas do sistema solar (em escala de tamanho) e a representação das órbitas em torno do Sol. Introduza o conceito de translação. Nomeie os planetas e comente a proporção das distâncias deles em relação ao Sol. Há simulações em www.youtube.com. Faça perguntas sobre os planetas com ênfase nas características observáveis nas imagens. Como deve ser a atmosfera de Mercúrio? Como saber que as atmosferas de Vênus e da Terra não são iguais? Qual o maior planeta? E o menor? Em seguida, mostre os demais slides, questionando os estudantes e levando-os a observar algumas características.
Mercúrio - Planeta mais próximo do Sol e também o menor do sistema solar. Quase não possui atmosfera.
Vênus - Tem uma atmosfera coberta por nuvens, formada por uma vasta planície, entremeada de regiões montanhosas, crateras e picos altos, sem chance de possuir vida como conhecemos.
Terra - Tem três quartos da superfície cobertos por água. A atmosfera é rica em oxigênio e nitrogênio e o clima é ameno, em média 15 ºC, o que permite a existência de vida como a conhecemos hoje. Indague sobre o movimento que ela faz em torno do próprio eixo. Explique que ele é chamado de rotação, que dura cerca de 24 horas e permite que haja os dias e as noites. Simule o movimento utilizando o globo terrestre. É possível fazer isso pedindo que um aluno mantenha acesa uma lanterna paralela à mesa em que está o globo terrestre, próxima a este. Execute o movimento anti-horário de rotação da Terra e vá perguntando se é dia ou noite, naquele momento, em determinado continente.
Marte - Possui extensas áreas cobertas por gelo (água congelada) nos polos, como na Terra, e "gelo seco" (gás carbônico congelado). Sua atmosfera é basicamente composta de gás carbônico.
Júpiter - O maior planeta do sistema solar, tem massa superior cerca de 2,5 vezes à massa de todos os demais planetas juntos.
Saturno - O segundo maior planeta do sistema solar e um dos mais belos astros, devido aos seus anéis (constituídos por finas poeiras, blocos de rochas e gelo), além dos vários satélites que possui.
Urano - O terceiro maior planeta em volume do sistema solar. Sua cor é azul-pálido na superfície. Seus anéis parecem estar de pé em relação ao plano de sua órbita.
Netuno - É o mais distante e o menor dos planetas gigantes. Tem os ventos mais fortes do sistema solar, podendo alcançar 2.160 quilômetros por hora.
Planetas anões - Pergunte por que recebem esse nome. Explique que eles são parecidos com os planetas em formato e por girarem em torno de uma estrela. No entanto, a órbita deles é influenciada por outros astros, o que os classifica como planetas-anões. Indague se eles sabem o nome de algum. Hoje são conhecidos Éris, Ceres, Makemake e Plutão. Este já foi considerado o nono e mais distante planeta do sistema solar. É um astro bem pequeno, com massa 380 vezes menor que a da Terra e menor que a nossa Lua. Como a órbita de Plutão é muito próxima à de Netuno, ela sofre a influência dele, alterando sua trajetória, motivo pelo qual foi rebaixado para essa categoria de planetas.
4ª etapa
Peça que os alunos façam uma síntese de cada um dos slides baseados nas apresentações e discussões em sala. Essa síntese deve ser feita por meio de uma frase que apresente a ideia principal do slide. Esse fechamento será importante para a avaliação final.
A avaliação deverá ser feita também durante a aula, observando os alunos individualmente. Além disso, poderá ser pedido uma maquete. Para isso, eles devem utilizar as anotações feitas em aula, vídeos no youtube e imagens da internet, além de recursos como tinta e isopor ou massinha e podem fazer isso em duplas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário